
Angela Bauer (à esquerda) participa de ação da WISA. Foto: divulgação WISA
Entidade fundada por Angela Bauer e Nicole Pacelli, com o objetivo de fortalecer o Stand Up Paddle feminino, dá início a suas atividades.
Por assessoria WISA
Com a fundação da WISA (Woman’s International Stand up Association) o stand up feminino já mostra um crescimento rápido entre as mulheres. As primeiras ações da Wisa foram durante a última etapa do circuito brasileiro em Recife, onde Angela Bauer e Nicolle Pacelli deram aulas de remada para as competidoras de longboard e para as meninas que estavam na praia. Angela ficou mais um tempo e passou sua experiência para as alunas da escola do Boretii e a campeã de longboard Atalanta Batista que tem sua escola em Maracaipe e irá incentivar as meninas no verão.
De volta ao Rio de Janeiro Angela começou a dar aulas para as meninas que competem de pranchinha e as mães dos surfistas competidores. O resultado foi rápido e a WISA fez uma parceria com a ASBT (Associação de surf da Barra da Tijuca) que além de inserir a categoria stand up wave feminino no circuito, também colocou a categoria sup wave feminino Junior, fato inédito no Brasil e no mundo.

Alunas de curso da WISA em ação. Foto: divulgação WISA
As meninas forma treinadas pela presidente Angela Bauer e Diretora técnica Maina Thompson e fizeram bonito em sua estréia pegando ondas e varando a arrebentação com muita garra e determinação. A campeã foi a Rayssa Castro, vice-campeã Luara Thompson, em terceiro lugar ficou Ayllar Cinte e quarto Julia Ferreira. Na categoria open a campeã foi Angela Bauer e vice Maina Thompson, em terceiro a estreante Brenda Saraiva e em quarto Fabíola Ferreira.
As meninas tem total apoio do presidente da ASBT Milton Waksman que também foi o responsável pelo primeiro circuito de longboard feminino no Brasil e no mundo em 2000.
A diretora executiva da WISA Valeria Neves, mãe do campeão Pedro Neves, também começou a remar de sup e está super empolgada, contagiando as outras mães para prática do sup padle.
O objetivo da Associação é reunir as mulheres para a prática do esporte, promovendo a união das praticantes para passeios, competições, ações ecológicas e num futuro próximo organizar um Festival de SUP feminino com categorias Junior, Open, Master e Super Master.
Assim as mulheres podem se ajudar na hora de viajar para competições e organizar viagens, festivais e etc.. A WISA confeccionou bolsas especiais para a limpeza oceânica com o objetivo de tirar o plástico do mar, salvando as tartarugas e outros animais que comem pensando que é água viva e morrem de fome com o estomago cheio de plástico. Desta forma iremos montar um time de eco surfistas e fazer a diferença no mundo do surf.

Angela se diverte com suas alunas. Foto: divulgação WISA
A primeira ação ecológica da WISA foi organizar, com o patrocínio da Farmácia Analítica, o workshop do Projeto Prancha Ecológica no Cades (www.surfecades.com , uma das ONGs onde Angela Bauer realiza trabalhos voluntários de educação ambiental) para que as crianças e professores aprendessem a fazer a prancha de sup feitas de garrafa pet e assim viabilizar a segunda fase do Projeto Surf Ecologia criado em 2008 que tem como objetivo inserir educação ambiental através do surf. A prancha de stand up é cara e fica difícil ter pranchas para todos. Agora com esta idéia maravilhosa do Projeto Prancha Ecológica além de diminuirmos o lixo de garrafa pet, fazemos o lixo virar diversão, trazendo educação e incentivo à preservação ambiental. Diz Angela que se prepara para a próxima ação em São Paulo junto com a vice-presidente e campeã brasileira Nicolle Pacelli.
Durante a etapa do campeonato Mundial de Sup Wave que será realizada em Maresias no final deste mês será realizado o café com Rabelé, que é o padrinho da WISA e participou na fundação que aconteceu no Pousada Recanto do Lobo em Porto de galinhas RE.
Mauro Rabelé é juiz internacional e passará um pouco de sua experiência para as meninas durante o café da manhã.
A Secretária da Wisa no Rio de Janeiro Liria Knutti que também é secretária da ASAP (Associação de amigos da Prainha) parceira da WISA criou um grupo no facebook para facilitar a comunicação das mulheres enquanto aguardam o site ficar pronto. O grupo é aberto e através dele poderemos afiliar mulheres de todo o país e tem como objetivo informar e unir as praticantes incentivando-as a formarem grupos e associações. É necessário cinco associações para formar uma Federação e este é um dos sonhos da presidente Angela Bauer que atualmente se dedica as competições e a formação da WISA no Brasil e no mundo.