Vazamento de óleo em São Sebastião chega às praias de Caraguatatuba


 

Equipes da Petrobras e ONGs tem trabalhado ininterruptamente na tentativa de conter o deslocamento do óleo. Foto: Carlos Francisco/ Carlos Crow - ISSB / Sea Shepherd Brasil

Mancha de óleo que vazou de um píer da Petrobras na tarde de sexta-feira (5), em São Sebastião, litoral norte de SP já atinge ao menos três praias movimentadas na cidade vizinha de Caraguatatuba e pode atingir Ubatuba nos próximos dias.

Por Fernanda Cruz / Agência Brasil

São Paulo – Além de São Sebastião, o vazamento de combustível naval detectado na última sexta-feira (5) atingiu pelo menos três praias de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. A Petrobras Transporte (Transpetro) informou, por meio de nota, que cerca de 100 pessoas foram mobilizadas para o recolhimento das pelotas de óleo, que foram vistas nas praias de Capricórnio, Massaguaçu e Cocanha, em Caraguatatuba.

De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o vazamento ocorreu em uma linha do Terminal Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião, durante a operação de abastecimento de um navio no píer.

“O problema ocorreu numa válvula em uma tubulação, que apresentou defeito. O óleo vazado, de consistência densa, em volume ainda não estimado, é conhecido como marine fuel 380, utilizado como combustível em navios”, diz a nota da companhia.

Segundo a Transpetro a operação de limpeza da Praia de Cigarras, em São Sebastião (SP), já foi concluída e equipes de contingência ainda monitoram eventuais resíduos trazidos pela maré. Após sobrevoo feito ontem, a Cetesb e a Transpetro concluíram que as praias Deserta, Pontal da Cruz, Ponta do Lavapés e Olaria, além da região do píer, em São Sebastião, já estavam limpas e não necessitavam mais de monitoramento.

Fonte: Agência Brasil

 

Esta entrada foi publicada em Sup Club - Eco SUP ,