Por
No início da semana publicamos a notícia de um curiso encontro nas águas da Califórnia (EUA) quando o remador Osher Gunsberg avistou um misterioso mini submarino durante uma remada de SUP (clique aqui). Após o encontro, Osher procurou o Corpo de Bombeiros para tentar descobrir do que se tratava mas Ninguém soube dizer a ele de que se tratava o estranho objeto.
Mas, ao que parece, o mistério foi solucionado. Um leitor do site norte-america SUP The Mag, que originalmente publicou o artigo, informou que o curiso mini-submarino é, na verdade, uma versão de um equipamento de resgate chamado E.M.I.LY, utilizado pelos salva-vidas australianos e que, inclusive poderá ser avistado em águas brasileiras, em breve.
O que Osher avistou foi provavelmente um "EMILY Hurricane Tracker", uma pequena embarcação não tripulada desenvolvida para fornecer dados de rastreamento de furacões, podendo se aproximar de tormentas em meio a mares raivosos, onde nenhum outro tipo de embarcação conseguiria chega. De acordo com informação apurada no site do jornal Arizona Daily Star, orgãos governamentais meteorológicos como a NOAA estariam usando o equipamento em fase de testes. Talvez isso justifique o motivo da pintura militar na embarcação avistada por Gunsberg, ainda que as autoridades não confirmem nada.