Duke’s OceanFest 2013


 
Livio Menelau e Andrea Moller, destaques na prova de Downwind no Duke's OceanFest 2013. Foto: arquivo pessoal
Mo Freitas, vencedor da categoria SUP Wave no Duke's OceanFest 2013. Foto: arquivo pessoal
Finalistas do SUP Showdown. Duke's OceanFest 2013. Foto: arquivo pessoal
Livio Menelau entre Kaeo Abbey e Andrew Logreco, vencedores da Duke’s OceanFest Downwind. Foto: arquivo pessoal
  • Livio Menelau e Andrea Moller, destaques na prova de Downwind no Duke
  • Mo Freitas, vencedor da categoria SUP Wave no Duke
  • Finalistas do SUP Showdown. Duke
  • Livio Menelau entre Kaeo Abbey e Andrew Logreco, vencedores da Duke’s OceanFest Downwind. Foto: arquivo pessoal

Por

Na última semana a praia de Waikiki, Oahu, HAV, berço do SUP moderno, foi palco da 12ª edição do Duke's OceanFest, evento anual que reune disputas em variadas modalidades de esportes de praia que fizeram parte da história de Duke Kahanamoku, entre eles: Stand Up Paddle, surfe de longboard, paddleboard, natação, Tandem Surfing, Surf de pranchinha, entre outros.

O SUP novamente foi o grande destaque do festival e os brasileiros residentes no Havaí, Livio Menelau e Andrea Moller fizeram bonito na disputa de downwind. Livio foi o terceiro colocado na classificação geral e primeiro colocado em sua categoria e Andrea a grande vencedora do feminino.

Além da competição de downwind, chamou a atenção a realização de um novo formato de evento de Stand Up realizado em paralelo ao festival, cujo formato ascena para um caminho muito interessante às competições tanto de race quanto de wave.

O “Dukes OceanFest SUP Showdown” foi um evento de SUP para 32 convidados dividido em três etapas: competições de SUP wave, competições de SUP Race (sprint) e, por fim, o “SUP Showdown", uma grande final em que os oito primeiros colocados nas categorias race e wave (todos os 32 competiram nas duas modalidades, incluindo as mulheres) disputaram uma prova de race para determinar o grande campeão overall do evento.

Travis Grant e Connor Baxter protagonizaram a grande briga da competição, vencida por Baxter, no final, enquanto Candice Appleby foi a grande vencedora do feminino. Filho de brasileiro, o havaiano Mo Freitas foi outro que brilhou no evento ao sagrar-se campeão da prova de SUP Wave e terminar na quinta colocação geral da prova.

O evento, que teve a chancela da ASP (Association of Surfing Professionals) foi um grande sucesso e os organizadores planejam para o próximo ano provas em todas as ilhas havaianas com uma premiação em dinheiro superior aos US$ 15 mil oferecidos esse ano. Os detalhes, porém, permancem em segredo. É esperar para ver.

Esta entrada foi publicada em Sup Club - race , sup, stand up paddle, sup wave, sup race, hawaii