Home / SUP Especial / Coluna SUP Especial: igualdade para todos no esporte

Coluna SUP Especial: igualdade para todos no esporte

Carismático e muito ativo, Robson é presença constante nos eventos de SUP race levando a bandeira do esporte adaptado. Foto: Luciano Meneghello / SupClub
Robson Careca e seu amigo Marçal Leme são ovacionados pela plateia por sua participação no Ubatuba Pro. Foto: arquivo pessoal
Robson Careca e sua prancha adaptada após concluir a prova de race do Aloha Spirit Ilhabela. Foto: Luciano Meneghello
Robson Careca em ação durante o Ubatuba Pro. Foto: arquivo pessoal
Robson Careca em ação durante o Ubatuba Pro. Foto: arquivo pessoal
Robson Careca coluna SUP especial. Foto:arquivo pessoal
Robson Careca e Marçal Leme entre amigos durante o Ubatuba Pro 2013. Foto: arquivo pessoal
Robson Careca e Zane Schweitzer. Foto: arquivo pessoal
  • Carismático e muito ativo, Robson é presença constante nos eventos de SUP race levando a bandeira do esporte adaptado. Foto: Luciano Meneghello / SupClub
  • Robson Careca e seu amigo Marçal Leme são ovacionados pela plateia por sua participação no Ubatuba Pro. Foto: arquivo pessoal
  • Robson Careca e sua prancha adaptada após concluir a prova de race do Aloha Spirit Ilhabela. Foto: Luciano Meneghello
  • Robson Careca em ação durante o Ubatuba Pro. Foto: arquivo pessoal
  • Robson Careca em ação durante o Ubatuba Pro. Foto: arquivo pessoal
  • Robson Careca coluna SUP especial. Foto:arquivo pessoal
  • Robson Careca e Marçal Leme entre amigos durante o Ubatuba Pro 2013. Foto: arquivo pessoal
  • Robson Careca e Zane Schweitzer. Foto: arquivo pessoal

Coluna SUP Especial: igualdade para todos no esporte

Apresentamos o mais novo colunista do SUPCLUB: Robson Careca assina a coluna "SUP Especial", onde abordará temas que envolvem o SUP adaptado e a inclusão social no Stand Up Paddle e nos esportes em geral. Bem-vindo Robson! Aloha!

Coluna SUP Especial: igualdade para todos no esporte

Por Robson Careca (*)

É com imenso prazer que escrevo essa coluna, em primeiro lugar quero agradecer a Deus por ter me dado a oportunidade de continuar vivo mesmo após  ter sofrido  um grave acidente automobilístico em 1998 em Ubatuba litoral norte paulista. Após muito esforço e dedicação consegui voltar a fazer o que mais amo.. surfar, apesar de estar numa cadeira de rodas  nada me impede de atingir meus objetivos e viver  com qualidade, sempre fui  e ainda  sou surfista de corpo e alma, participei de competições, fui  Waterman,  organizei  muitos eventos nesta área,  viajei em busca de ondas perfeitas e sou  amante do esporte e da natureza.  Hoje estou focado   no Surf e Sup Adaptado  promovendo  a inclusão de pessoas com deficiência  num esporte para todos .Após um ano do meu acidente idealizei o projeto Mão na Borda surf e remadas oceânicas para Pessoas com Deficiências, com o objetivo de fomentar o esporte como ferramenta de inclusão, proporcionando bem estar e qualidade de vida para essas pessoas tão especiais. O esporte ajuda a saúde plena tanto na área  cardio respiratório como o equilíbrio do corpo e da mente. Confesso que  não é fácil  enfrentar as dificuldades ,mas com força de vontade e determinação tudo se torna melhor e essa é minha missão: promover a igualdade para todos no esporte  e em contato com a natureza.

Desenvolvi pranchas adaptadas para todos os tipos de deficiências  inclusive para cegos  na modalidade surf para deslizarem na onda  e stand up, para remarem e tornarem-se supistas. Estou  muito feliz por participar de eventos de Stand Up , na categoria  Peaddle remada no braço e feliz por saber que sou pioneiro e embaixador nessa modalidade no Brasil na categoria PcD.  Desejo muito que outras pessoas com Deficiências participem dessa modalidade tão linda e fascinante, enfim um esporte para todos assim aos poucos iremos formando  grupos e equipes para que possamos participar e usufruir  de todos eventos existentes no Brasil nessa modalidade.

Quero agradecer  a todos os organizadores desses eventos pela oportunidade que me deram de participar  divulgando o esporte e meu trabalho de inclusão usando meu corpo, minha  história, minha auto estima , determinação, força de vontade, garra  e  superação para que todos entendam que o limite está na mente dos acomodados e que  nunca devemos desistir de nossos sonhos e objetivos .

Participei dos eventos:  Aloha Spirit em Ilha Bela; do Mundial de Sup em Ubatuba; da II Travessia Camburi  Ilhas do Gatos. É muito gratificante e emocionante sentir as vibrações das pessoas presentes e estar  na  praia praticando Stand Up com qualidade de vida. Desejo a todos supistas que nunca desistam de seus sonhos por mais difíceis  que sejam os obstáculos  em suas vidas derrubem as barreiras e sigam em frente, sejam felizes, façam esporte, cuidem do meio ambiente e  acreditem em vocês...Bons treinos, boas remadas , nos encontramos nos próximos eventos um abraço a todos do tamanho de um Sup 14 pés .

Agradecimentos a todos que acreditam nos meus projetos e no trabalho que desenvolvo.

(*) Robson careca Supista especial promovendo a igualdade para todos com inclusão e responsabilidade social. Para maiores informações sobre o trabalho e os projetos de Robson:  

Veja também

Buscar
Apagar a luz
Confira promoções e ofertas imperdíveis