Por
Terminou nesta sexta-feira, 18, na capital dos Emirados Árabes Unidos, a segunda etapa do Stand Up World Series, Abu Dhabi All Stars. Dessa vez, Connor Baxter não conseguiu superar seu rival Kai Lenny, que vinha embalado após a vitória nas disputas de SUP Wave.
Connor, no entanto era tido como favorito após sua vitória na disputa de long distance, realizada no dia anterior. No entanto, Kai deu sinais de que a briga seria dura após realizar uma boa prova de longa distância, terminando na segunda colocação, logo atrás de Baxter.
No segundo e definitivo dia, quando foram realizadas as disputas de Sprint, à nedida em que as baterias iam avançando, Kai Lenny dava sinais de que iria lutar até o fim pela primeira colocação, dominando cada uma das baterias, incluindo uma emocionante disputa de semifinal contra Connor Baxter, tendo ambos se classificado para a finalíssima juntamente com Zane Schweitzer, Mo Freitas, Beau O’Brien e Jake Jensen.
Durante a primeira metade da bateria final, a disputa se polarizou entre Connor e Kai, com este mantendo uma pequena vantagem. Porém, nos metros finais, Zane Schweitzer supreendeu, ultrapassando Connor e terminando a prova com a segunda colocação.
Lenny ficou com a liderança da prova, o que o levou à conquista do título overall, enquanto Baxter terminou a prova em terceiro, ficando com a vice-colocação no resultado overall.
Connor viu também quebrada sua invencibilidade após três vitórias consecutivas no World Series (sprint e long distance em Alagoas e long distance em Abu Dabi) e a história do circuito começa a ganhar contornos semelhantes aos de 2013, quando Lenny perigosamente foi subindo de produção até conquistar a vitória do circuito, não sem antes protagonizar duelos memoráveis ao longo do ano.
Outro atleta que também se apresenta em grande fase é Zane Schweitzer (HAV) terminando em 3 º lugar na race de longa distância e segundo na sprint, resultado que o levou a Terceira colocação overall.
Enquanto isso, Mo Freitas do alto de seus 16 anos conquistou a quarta colocação na longa distância, quinta na sprint e quarto lugar na overall. Resultado que somado à terceira colocação na disputa de SUP wave coroa o jovem havaino de sangue brasileiro com uma brilhante campanha no Oriente Médio: somados resultados das provas de SUP race e wave, Mo foi o segundo melhor colocado entre todos os atletas do evento.
Já nas disputas do feminino, após um mal estar sofrido no primeiro dia de competição pela australiana Angela Jackson, que a levou a abandonar a prova, o caminho para a liderança foi percorrido pela canadense Lina Augaitis que realizou a melhor campanha de sua carreira.
No segundo dia, no entanto, Angela voltou com força total e venceu as disputas de sprint. Mesmo assim, sem pontuar no primeiro dia, não conseguiu garantir o pódio da overall como fez no Brasil.
Manca Notar, da Eslovenia, foi a segunda colocada, seguida pela francesa Olivia Piana, que obteve duas quartas colocações ficando com o terceiro lugar na overall enquanto a norte-america Kelsa Gabehart com a quarta colocação após um terceiro na longa distância e um quinto na sprint.
Aline Adisaka foi a única brasileira a participar da competição e fez bonito mesmo não sendo as provas de race sua especialidade. Aline conquistou a terceira colocação geral do evento somados os resultados das provas de race (sprint e longa distância) aos da prova de SUP Wave.
Vale destacar também a homenagem ao dinamarquês Casper Steinfath agraciado com o Prêmio “Sportsman Award” oferecido pelos patrocinadores Abu Dhabi All Stars Grand Slam em reconhecimento a contribuição para o desenvolvimento do esporte e sua postura de atlteta.
Nomeado embaixador do SUP para defender a inclusão do Stand Up nos jogos olímpicos, Casper provou que também é um incentivador não só da modalidade, mas, também dos atltetas ao, após concluir a prova de longa distância, retornar a água e realizar a última pernada acompanhando e incentivando um competidor que ameaçava abandonar a competição.
Foi a atitude que faltava para que os organizadores elejecem o dimarquês para ser o homenajeado da competição.
Fonte: Waterman League