SUP Entrevista: Luis Saraiva


 

" É preciso treinar pra se alcançar um objetivo". Palavras do campeão. Foto: Gino Bello

Por Redação SUPCLUB.com.br

Surfista desde os oito anos de idade, o gaúcho Luis Saraiva sagrou-se campeão brasileiro de SUP Surf (ou SUP Wave, como preferir!) ao vencer, semana passada, a 18ª edição do Mormaii Ibiraquera Wave Contest 2011, colocando seu nome definitivamente entre os grandes do esporte.

Local de Passos de Torres, RS, Saraiva domina, além da pranchinha, o kite surf (esporte no qual detém o título de campeão gaúcho) e, claro, o Stand Up Paddle.  Sua identificação com o mar é tão forte que desde 2005 atua como salva-vidas e há cinco anos dirige uma empresa de salvamento aquático que atua em eventos e missões específicas, a RS Resgate.

Trocamos uma ideia com o novo campeão brasileiro para que você conheça um pouco mais sobre esse atleta super focado e que tem tudo para arrebentar no tour mundial se disputar o circuito em 2012. Por hora, a etapa de Maresias já está garantida.

SUP ENTREVISTA - LUIS SARAIVA

Foto: Jovani Prochnov

SUPCLUB – Você começou com o surf certo? Depois veio kite e depois o SUP…  Foi nessa ordem?

Luis Saraiva -  Isso. Eu comecei a surfar com oito anos, fui competidor por 12 anos. Comecei no kite em 2006 e no SUP em 2008.

SUPCLUB – E como foi o seu primeiro contato com o SUP?

Luis Saraiva - Foi no Tahiti com o Rodrigo Koxa. Minha primeira tentativa foi no mar, achei super difícil, não consegui nem ficar em pé, a prancha era muito pequena.

SUPCLUB – Hoje em dia, você segue participando de competições de kitewave? Você acredita o SUP ajuda no treinamento de kite e vice versa?

Luis Saraiva - Atualmente estou mais focado no SUP, mas eu sou campeão gaúcho de kite wave. E ajuda sim, pois são praticados em horários diferentes, conforme as condições.

SUPCLUB – E como são seus treinos de SUP? Você gosta de fazer travessias, remadas, ou seu foco é surf com o SUP?

Luis Saraiva - Gosto de praticar travessia, mas os equipamentos são caros! Prefiro o SUP wave.

SUPCLUB – Que tipo de prancha você está usando? É adepto das “pranchinhas”de oito pés ou menos?

Luis Saraiva - Eu uso  o quiver Gabriel Vicente, uma 8'6" pro dia a dia e vario conforme a condição também. Uma prancha menor te facilita as manobras. As pranchas dele estão muito boas, vale conferir.

SUPCLUB – E que tal vencer o brasileiro de SUP?  Teve alguma estratégia, treino específico?

Luis Saraiva - Não acredito ainda que consegui vencer este evento! Utilizei a tática de ondas maiores e manobras fortes. E na última onda executei um 360 pra tentar igualar com o Leco que também fez um.

Com esse repertório de manobras, Saraiva sagrou-se campeão invicto do IWC 2011. Foto: Jovani Prochnov

SUPCLUB – Com a vitória no brasileiro, você conseguiu uma vaga para entrar direto no evento principal no mundial de Maresias. Você tem planos de correr todas as etapas do mundial em 2012?

Luis Saraiva - Sim, os quatro finalistas garantiram vaga pro mundial em maresias, estou analisando junto meus apoiadores e patrocinadores a possibilidade de correr o tour ano que vem representar o brasil.

SUPCLUB – Quais são as suas maiores influências no SUP?

Luis Saraiva - Sem dúvida alguma o Leco puxa o nome do Brasil no mundial, mas tem outros braileiros que arrebentam também.

SUPCLUB – Além de suas atividades no kite, SUP e surf, vc também é envolvido com atividades de salvamento aquático. Poderia falar um pouco sobre a RS Resgate?

Luis Saraiva - Sou salva vidas desde 2005 e  iniciei o SUP pra manter a forma física pra estar bem preparado diante de um salvamento. Há cinco anos tenho uma empresa de salvamento aquático em eventos ou missões específicas, a RS Resgate. Já cobrimos eventos de nível mundial no RS e SC, como WQS Santa Marta Pro, no Farol de Santa Marta, o Supersurf este ano em Atlântida, Brasileiro Gromets e Brasileiro Amador, totalizando mais de 70 eventos. Quem quizer conhecer um pouco mais do trabalho da RS Resgate, basta acessar www.rsresgate.com.br

SUPCLUB – Quer deixar algum recado?

Luis Saraiva - É preciso treinar pra se alcançar um objetivo.

Esta entrada foi publicada em Sup Club - Entrevistas ,