SUP Entrevista: Luis "Animal" Guida


 

À primeira vista, quem observa o paulistano Luis Carlos Guida não consegue entender como podem chamar aquele cara tranqüilo de “Animal”.  Mas se o observador estiver em meio a uma competição de remo, rapidamente vai perceber que após soar o gongo, logo nas primeiras braçadas, a coisa muda de figura e o apelido “cai como uma luva”. 

Hoje, o “Animal” é um dos maiores competidores de SUP Race do Brasil. E segue o ano de 2011 com uma sequência impressionante de vitórias: 1º lugar na primeira etapa do brasileiro de SUP Race, 1º lugar na primeira e segunda etapas do paulista de SUP Race e vencedor da primeira etapa do circuito New Advance, nas categorias SUP Race e SUP Surf no mesmo dia. Isso mesmo que você pensou, após vencer a categoria Race, ele descolou uma prancha 10 pés para competir na SUP Surf e venceu! 

Resultados tão expressivos não acontecem por acaso. Eles são fruto de muita dedicação e força de vontade. Luis chegou a ter três tipos de empregos diferentes ao mesmo tempo para conseguir manter-se próximo ao universo do remo e seguir com os treinos. 

Em entrevista para o SUPCLUB, Luis conta uma pouco sobre suas primeiras remadas, aos 14 anos, no Caiaque Pólo, passando por várias modalidades de remo como o Rafting, Canoa Havaiana e, claro, SUP, além de rotina de treinos e a expectativa para conseguir competir na Califórnia no final do ano.

SUP Entrevista: Luis “Animal” Guida

Competindo no Brasileiro de SUP Race. Foto: arquivo pessoal

SUPCLUB - Fale um pouco sobre seu início no remo, desde a canoagem, há quanto tempo você rema e compete?

Luis Guida - Comecei na canoagem com 14 anos, treinando Caiaque Pólo no Ginásio do Ibirapuera. Caiaque pólo é um jogo dinâmico e agressivo, que exige explosão física, inteligência e muita habilidade para manobrar o caiaque. Pode ser definido basicamente como um pólo aquático com caiaques. Foi este esporte que me deu base para competir em outras modalidades da canoagem, como caiaque em corredeiras, Rafting, Canoa Havaiana e SUP Race.  No final de 2009, fui convidado para remar em uma prova de canoa havaiana, em seguida resolvi treinar canoa para ver como seriam as competições e na primeira prova já me destaquei e em pouco tempo tive minha primeira vitoria, me empolguei e passei a treinar mais. 

Na Canoa Havaiana ganhei Paulistas, Brasileiros e duas etapas do Sul Americano Rio Va’a 2009 e Taça Comodóro 2010.

Volta a Iilha de Santo Amaro. Foto: arquivo pessoal

SUPCLUB - E como foi o seu primeiro contato com o SUP?

Luis Guida -  Sempre gostei de surfar fosse com prancha, caiaque ou waveski. Um dia consegui uma prancha de SUP emprestada e fui para Maresias experimentar nas ondas, percebi que é o esporte mais gostoso e completo que eu já tinha feito.

Minha primeira prova de SUP eu entrei por acaso, fui ao clube da Team Brasil na represa Guarapiranga guiando um Dragon Boat que é embarcação chinesa de 22 lugares, o objetivo era levar a galera para uma remada no barco, mas acabei conseguindo uma prancha e um remo de ultima hora e resolvi competir de brincadeira. Depois de cair algumas vezes eu cheguei em terceiro lugar na prova de 4 km. 

Depois disso participei de outra prova na Guarapiranga, no YCP, fui para remar canoa e acabei conseguindo a Race do Betão emprestada, cai 3 vezes da prancha, mas no final de 10 km consegui encostar e passar o líder ganhando minha primeira prova de SUP. Comecei então a treinar SUP e me preparar para as competições. Como eu caia muito da prancha comecei a treinar SUP nas ondas para melhorar meu equilíbrio, funciona! 

"Como eu caia muito da prancha comecei a treinar SUP nas ondas para melhorar meu equilíbrio, funciona! "

 
 
 
 

SUP Surf no Guarujá. Foto: arquivo pessoal.

 

SUPCLUB - Por falar nisso, fale um pouco sobre o seu dia a dia de treinos... 

Luis Guida - Até o fim de 2010 eu não tinha muito tempo para treinar, pois trabalhava praticamente de segunda a segunda em três empregos ao mesmo tempo. Formado em Educação física, eu trabalhava como gerente de vendas em uma fabrica de caiaques de plástico, dava aulas de canoagem a noite na Raia da USP e, aos finais de semana, trabalhava com Rafting e Resgate em caiaques nas corredeiras. 

Botando pra baixo na corredeira. Arquivo pessoal

Com a dificuldade e falta de tempo para treinos eu me programei e finalmente comecei a receber dinheiro do programa Bolsa Atleta do governo e pude sair do emprego para me dedicar mais ao esporte. Quando não tenho competições tento conciliar também o trabalho nas corredeiras aos finais de semana e continuo dando aulas a noite e agora também durante o dia na USP, Canoa Havaiana e Stand UP Paddle. Tenho participado de muitas provas, pois estou correndo os circuitos de Caiaque Pólo, Canoa Havaiana e SUP então quase todos os finais de semana tenho competição. 

Desenvolvi minha própria técnica de remada usando bastante o peso do corpo sobre o remo e hoje treino na Raia da USP de 4 a 5 vezes por semana, remada de Canoa e SUP, e 3 a 4 vezes por  semana, musculação para ganhar força. 

SUPCLUB – E como foi a primeira etapa do brasileiro, quando caiu a ficha de que você iria chegar em primeiro? 

Luis Guida - A primeira etapa do Brasileiro de SUP em Osório foi muito especial, porque foi minha primeira prova com a nova prancha Race. Graças à Board House e à Naish consegui a prancha Catalina que anda muito, a Dardak Jeans também acreditou em mim, ajudando com a passagem aérea. 

Larguei forte e consegui pular na frente, depois da primeira bóia vinha o trecho contra o forte vento e fiquei pra traz, fui ultrapassado pelo Amendoim, mas não deixei abrir, fui na cola e resolvi fazer uma trajetória diferente, mais aberta e menos contra o vento, deu certo! Consegui assumir a liderança novamente, depois foi muita concentração para não errar a técnica da remada e não cair da prancha. 

"Vai encarar?" Foto: arquivo pessoal

SUPCLUB - Falando em provas, está mais que comprovado que você tem grandes chances de conseguir bons resultados na "Meca" do SUP Race: o Hawaii. Você tem planos de competir este ano em alguma prova por lá? Precisa de apoio para fazer a viagem? 

Luis Guida - Tenho muita vontade de competir no Havaí, tentei me programar para fazer as provas agora em julho, mas acabou ficando muito em cima da hora e não deu certo, a viajem é muito cara e não tive condições de ir, vou me programar melhor para ir ano que vem. Agora vou tentar ir para a Califórnia competir no final do ano. 

SUPCLUB - Valeu Animal, acredito que a nação inteira está na torcida para que você consiga competir na Califórnia! Gostaria de deixar algum recado? 

Luis Guida - Gostaria de agradecer meus apoiadores, Board House, Naish e Dardak Jeans!

Esta entrada foi publicada em Sup Club - SUP RACE ,