
Mesmo sem uma data exata, a foto acima revela que o SUP é praticado há muito tempo na Australia. Foto: seabreeze.com.au
A foto acima revela aquele que pode ser o registro mais antigo da prática de Stand Up Paddle na Austrália e foi divulgada na última semana pelo site australiano Seabreeze. Ela foi publicada em uma revista antiga chamada “Australian National Travel Association” e estima-se que seja da década de 40. Não é exatamente o Stand Up Paddle como nós o conhecemos hoje, mas é definitivamente o ato de remar em pé sobre uma prancha e surfar com auxílio de um remo.
A descoberta feita pelo site australiano e foi levantada por um usuário no fórum do seabreeze que descobriu a revista. Nela, há a foto de uma garota de biquini ou maiô duas peças (algo considerado ousado para época) e outra foto mostrando um homem correndo uma onda sobre uma prancha com um remo nas mãos (veja a foto abaixo). A revista não tinha data, mas alguns dados pesquisados e levantados pelo site, como a época em que a maioria dos fotógrafos da revista estava na ativa, indicam que a publicação é dos anos 1940. Outra informação importante foi o fato de que o preço da revista estava registrado em libras, o que indica que a publicação é no mínimo anterior a 1966, ano em que o dólar australiano entrou em vigor no país.
A história levantanda pelo site australiano mostra que assim como ocorreu com os pioneiros do surf no Brasil (ver matéria aqui), o ato de remar em pé e surfar com auxílio de remos não era prática exclusiva dos Beachboys havaianos e ocorreu simultaneamente em outras partes do globo – ainda que no Havaí a prática foi amplamente praticada e difundida entre os anos 40 e 60 e indiscutivelmente foi a partir desses registros que o SUP moderno, dos anos 2000, nasceu.