Alexandre Takeo, top do SUP world tour: “uso um palmo fechado acima da minha altura. Acho bem confortável”
Augusto Martins, professor de surf e SUP da escola Picuruta Salazar e vencedor de duas etapas do circuito santista de SUP: “estou usando o remo na altura da cabeça e estou gostando. Acho mais fácil para manobrar”
Candinho Bisneto, top 5 do SUP do SUp wave carioca e top 7 do circuito brasileiro: “eu costumo usar o remo com a mesma altura da minha cabeça, tenho mais facilidade na hora de trocar de lado!”
Carlos Bahia, longboarder profissional, vencedor da primeira etapa do circuito santista de SUP e top do SUP World Tour: “uso o remo abaixo do meu ombro, para andar bem nos Tubossss!!”
Guilherme Viana Gonçalves, campeão Sul-americano de Canoagem Onda 2010 na categoria SUP: “eu uso um pouco com menos de um palmo, em media uns 12 cm. mas vou diminuir o meu próximo, pois é melhor para trocar de mão!”
Ian Vaz, campeão carioca de SUP wave: “na minha opinião, o remo deve ficar na sua altura, e de preferência o ‘Big wave Hidro’ da Art in Surf!”
Jaime Rocha, ex. longboarder profisional e top 6 do SUP wave carioca: “uso o remo na altura da cabeça modelo ‘wave’, da Surftech.”
Jose Jarita Gomez, campeão peruano de SUP wave: “meu remo é três dedos acima da minha cabeça e para SUP race, uso um com dez dedos acima. Atualmente estou buscando um patrocínio de remos!”
Kate Brandi. campeã do Circuito Santista de SUP:” meu remo é da Quickblade e tem o comprimento de um palmo acima da cabeça.”
Leco Salazar, vice-campeão mundial de SUP wave: “uso o remo da marca Quickblade abaixo do ombro, bem pequeno!”
Letícia Aiache, campeã carioca de SUP wave: “tenho um que é um palmo acima da cabeça e outro da minha altura. Para pegar onda, prefiro o da minha altura”.
Wallace Moris, top do SUP wave paulista: “estou usando um remo com um palmo acima da cabeça e acho que é o achando ideal pro surf do dia a dia, porque não força muito as costas.”
Renato Wanderley, ex surfista profissional e campeão do Circuito Santista de SUP: “uso remo da Quickblade. Atualmente uso um que é um palmo acima da cabeça, mas vou mudar para um da minha altura ou um pouco menor.”
Roberto Vieira Nascimento, profissional de SUP e Kite Surf vice-campeão do Pacasmayo Classic, Peru: “Eu uso um palmo acima da cabeça no wave, antes usava dois. Remo menor é melhor na hora de mudar de mão nas manobras. No race eu uso dois palmos, porque a prancha é bem mais alta nas bordas!”
Luis Saraiva, campeão gaúcho e brasileiro de SUP wave: “uso o remo mais alto que eu, com 10cm a mais. É legal ter um mais curto também, só que as vezes, para manobrar, com um remo muito curto você pode da uma ‘pazada’ no ar.”
Alexander Araujo Ferreira, campeão cearense e vice-campeão brasileiro profissional de SUP race: “estou usando o remo com um palmo acima da cabeça, pois a recuperação do torque da remada é mais eficiente. Uso um remo Surftech de com a pá grande.”
André Torelly, campeão gaúcho 2011 e top 4 do circuito brasileiro de race: “ uso remo da marca Surfthec com comprimento de dois palmos e meio acima da cabeça e pá grande.”
Claudio Chain, vice-campeão brasileiro profissional de race categoria marster: “para race uso remo Art in Surf pá 100 e quanto à altura do remo, acho que a melhor forma de definir é esticar o braço pra cima ao máximo e dai flexionar levemente o cotovelo. É nesse ponto que a mão deve estar sobre o handle.”
Felipe Goettems, top 8 do circuito brasileiro de race: “quando estico o braço acima da cabeça o remo deve terminar na palma da minha mão. Estou usando remo da marca Quickblade.”
Gustavo Costa, campeão baiano e top 3 do circuito brasileiro de race categoria unlimet: “uso remo da marca Cabrinha com dois palmos acima da cabeça no race. Quando vou surfar de SUP, uso remo a um palmo e meio acima da cabeça”.
Jeffer Moreno, campeão baiano e vice-campeão brasileiro de race categoria surf: “eu uso o remo Surfthech ajustável de alumínio com a pá vermelha de PVC, na regulagem 26, que deixa o remo a um palmo da minha cabeça. Bom, barato e muito funcional!”
Joao Renato, educador físico responsável pelo CEFT e top 10 do circuito brasileiro de race: “estou usando o remo da marca Surftech no comprimento de um palmo e quatro dedos acima da cabeça. Um comprimento maior machuca meu ombro.
Livio Menelau, brasileiro radicado no Hawaii apontando como um dos melhores remadores do mundo em provas de longa distância: “eu uso remos Quickblades Elite Kanaha 110, o tamanho do remo é muito relativo de acordo com a espessura das pranchas. Regularmente deve estar um palmo acima da cabeça, no caso pra corrida de Downwind, já na corrida de flat, ele deve ser um pouco menor do que um palmo, para facilitar a sua pegada no início da corrida, mas não tão curto como remo o pra surfe, que geralmente tem o top do remo na altura da testa. Já o tamanho da pá varia de acordo com a disposição e forca que o atleta tem.
Marcelo Lins, top 6 do circuito brasileiro de race: “uso remo no comprimento do braço erguido, levemente dobrado, com as mãos segurando o handle. Atualment estou usando o remo da marca Kialoa”.
Marco Antônio Gorayeb, especialista em travessias de SUP e vice-campeão brasileiro de SUP Race categoria unlimited: “usei na última race o remo Quickblade ‘elite race pro’. Com a pá no chão, braço quase todo esticado e mão segurando o handle. Foi muito bom porque senti a evolução nessa ultima race, com esse remo e essa medida.”
Monica Pasco, vice campeã brasileira de SUP race profissional: “usava um com dois palmos acima da cabeça.Agora estou usando um menor, um palmo acima. Uso a mesma medida para surfar.Estou gostando mais do remo menor.”
Renato Spiritus, vencedor da segunda etapa do circuito paulista New Advance de SUP race: “eu tenho usado o Quickblade tamanho da pá de 100\" (polegadas quadradas ) e o comprimento é o do meu braço esticado e a palma da minha mão encaixada no handlle. Pretendo passar para o de 110\" em breve para fazer uns testes.”
Rodrigo de Deus, atleta de SUP race e SUP wave, preparador físico responsável pelo Integral Surf treino: “para race uso remos maiores, com cerca de 14cm acima da minha cabeça, já para wave, uso um menor, com cerca de dez centímetros”.
Antonio Carlos Bonfá Junior, top 3 do do circuito brasileiro de race categoria unlimet: “ uso Quikblade, variando o tamanho da pá de 90 a 110, de acordo com as condições, sendo geralmente 90 pro surfe, 100 ‘overall’ e 110 downwind ou short distance. Medida média de dois palmos acima da cabeça, variando de acordo com a finalidade, surfe, race, short ou long distance. Lembrando sempre que um remo mais curto irá exigir mais da lombar e o remo mais longo irá exigir mais do ombro. Não existe uma medida padrão \'universal\', o consenso são dois palmos acima da cabeça e o braço ligeiramente flexionado no alto, cada remador tem que achar o seu ‘fit’ ideal de acordo com a estatura, força localizada e técnica de remada. Feliz 2012 e boas remadas!”
Perguntamos a alguns dos melhores atletas de SUP qual o tamanho de remo estão usando. Confira as respostas.
Por Redação SUPCLUB.com.br
Uma vez que a popularidade do Stand Up Paddle aumenta em uma velocidade surpreendente, materiais e técnicas relacionados ao esporte evoluem na mesma velocidade.
Os remos, peça indispensável ao supista, merecem especial atenção. Materiais ultra leves e resistentes, novos formatos, ângulos e pás, surgem a todo momento. Mas, de nada adianta toda essa tecnologia se você não estiver usando os remos no tamanho certo, e ai uma pergunta fundamental: qual é o tamanho ideal do remo?
No início havia o consenso de que o remo deveria ser “um palmo acima da cabeça”. De fato, nove entre dez supistas concordam que essa medida é a que lhe trará maior conforto seja qual for a modalidade que pratique: wave ou race.
No entanto, o que se nota é que atletas de race estão usando remos cada vez maiores e os de wave, o contrário, cada vez menores. Fomos conversar com várias feras do SUP nacional, de ambas as modalidades, para saber qual o tamanho de remo que estão usando. Você confere as respostas seguindo as galerias de fotos logo abaixo:
Feras do SUP Wave respondem qual a altura de remo estão usando. Confira:
Feras do SUP Race respondem qual a altura de remo estão usando. Confira:
Nota: usar um remo no tamanho errado pode lhe trazer dores e problemas nas costas. Remos muito curtos lhe obrigam a ficar muito curvado e podem sobrecarregar a região lombar, ao passo que remos muito compridos, forçam o remador a remar em uma posição mais ereta que pode sobrecarregar seus ombros.
Se você é iniciante, antes de adquirir um remo, procure um profissional de educação física ou fisioterapeuta e se informe sobre posturas corporais. Há, ainda outra questão quando falamos de remos: o tamanho da pá. Sendo objetivo, quanto maior e mais larga a pá, maior o volume de água é movimentado e maior será a força empregada pelo remador. É preciso ficar atento a esse detalhe, assim como ter em mente qual a finalidade o SUP tem para você. Mas isso é assunto para uma nova matéria!