
Handerson Lanzillotta (foto) conta como é fazer Stand Up Paddle no Catar. Foto: arquivo pessoal
Por Handerson Lanzillotta
Desde criança a minha paixão pelo mar é muito grande. Sou oceanógrafo, mergulhador e praticante de Canoa Havaiana. Porém, quando me mudei para o Catar (Qatar) deixei de remar de Canoa Havaiana, pois aqui ninguém pratica o esporte.
Comecei então a pesquisar qual seria o esporte capaz de ocupar o vazio na minha vida que ficou pela falta das remadas de canoa havaiana. Sou parte da família Mauna Loa de Niterói-RJ, remava de OC-6.

Calor e paisagens exóticas fazem do Catar um lugar especial para uma remada de Stand Up Paddle. Foto: arquivo pessoal
Comecei a pesquisar e ler sobre diferentes tipos de caiaques, mas eu queria algo mais perto da canoa… Comecei a pesquisar então sobre Stand Up Paddle. Fiz download de todas as revistas para IPAD e comprei dois livros no Amazon.com e vi um monte de vídeos na internet, tudo bem ao estilo “nerd”. A princípio, não conhecia ninguém para trocar idéias e tive que descobrir tudo sozinho, desde como amarrar a prancha no carro e como instalar a quilha, passando por escolher o tamanho do remo e etc. Pesquisei tudo na internet, principalmente no site do SUPCLUB.

A abundãncia de petróleo garante à população do Catar uma vida confortável. Foto: arquivo pessoal
Muitos artigos falavam que a remada do Stand Up Paddle era similar a da Canoa Havaiana, e dizia que o remador tinha que apenas aplicar a técnica mantendo-se de pé. descobri que muitos atletas de OC-6 também remavam de SUP. Isso então me empolgou e decidi comprar um SUP. Não foi muito fácil, mas encontrei uma loja que vendia SUP’s no Catar, porém, para a minha decepção, eles não tinham uma prancha apropriada para o meu peso e altura… Voltei às pesquisas pela internet e encontrei um grupo de Stand Up Paddle aqui do Catar, no Facebook. Nesse grupo tinha uma pessoa que morava em Dubai e que fornecia pranchas para o pessoal do grupo. Eu perguntei qual era o procedimento para comprar uma Race 12.6 x 29,5 e ele mandou eu escolher o modelo e disse que enviaria a prancha para a casa de um amigo dele aqui no Catar e quando eu recebesse a prancha eu transferiria o dinheiro para ele, simples assim! E assim foi, todo o negocio realizado pelo Facebook e depois fiz uma transferência bancaria internacional. Negócio das Arábias feito na base da confiança.
Já no primeiro dia consegui ficar de pé e dei umas remadas tímidas. Mas a partir da segunda vez, fui melhorando a técnica de remada, porém ainda estou aprendendo. O Catar não apresenta condições para surfe, mas é muito bom para praticar touring/ race.

Handerson Lanzillotta - Stand Up Paddle no Catar. Foto: arquivo pessoal
Próximo mês estou indo para Singapura e Bali, em breve mando noticias das minhas experiências por lá!
Grade abraço a toda galera do SUPCLUB BRASIL!!
Aloha,
Handerson