Entrevista: O SUP nas lentes de Rodrigo "Baixada"


 

 

Leco Salazar. Foto: Rodrigo/Baixada Surf

O santista Rodrigo Baida, também conhecido como Rodrigo "Baixada" vem se destacando nos últimos anos na cidade de Santos por seu trabalho como fotógrafo à frente de seu site baixadasurf.com.br.

Testemunha ocular do surf santista, Rodrigo acompanha desde o início a evolução do Stand Up Paddle na cidade, registrando momentos de alguns dos melhores atletas do país. Muito ligado à familía Salazar, possui provavelmente o maior acervo de fotos e filmagens de Leco Salazar, indiscutívelmente um dos melhores atletas do mundo de SUP Surf. Fomos trocar uma ideia com Rodrigo para saber um pouco mais sobre esse trabalho e a evolução do SUP vista por quem acompanha esse esporte em um de seus pólos no país . Confira.

SUPCLUB - Como surgiu a ideia fotografar a galera surfando e com que objetivo você criou o site baixada surf?

Rodrigo - Bom, eu sempre tive a ideia de fotografar a galera surfando, mas nunca tinha tempo disponível. Um certo dia acordei e falei: vou seguir meu sonho, foi dai que tudo começou. Antes, uns dois anos atrás eu já tinha um blog “baixada surf.blogspot.com”, que alias ainda tenho (risos).

SUPCLUB – Focando no SUP, quando você começou a fotografar até os dias de hoje, aumentou muito o número de pessoas surfando de SUP no quebra mar?

Rodrigo - Consideravelmente. Aumentou bastante. Hoje vemos pessoas todas as idades praticando essa modalidade nova, mas lógico tem também uma galera que pratica há mais tempo, como o Leco Salazar e o Renato Wanderley, que são dois fortes candidatos ao título em Ibiraquera e aos campeonatos aqui realizados.

SUPCLUB – E as manobras, a galera está surfando do mesmo jeito ou você também percebeu uma evolução?

Rodrigo – Sim, as manobras estão mais evoluídas. É cada dia mais bonito de se ver!

SUPCLUB - Você faz um trabalho muito legal sempre registrando sessions da família Salazar. Em relação ao Leco, lá no início, já dava pra perceber que ele tinha tanto talento no SUP?

Rodrigo - A família Salazar... não tenho palavras, são demais. O Picuruta é conhecido há tempos por minha família; os filhos eu já sabia quem eram, mas não mantinha nenhum tipo de contato. Mas formamos um elo muito forte na amizade nesses três anos de caminhada. O Leco e o Matheus são meus parceiros e tem a HD (marca de surfwear Hawaiian Dreams) que também fortalece muito. O talento do Leco já vem desde a pranchinha, long, e hoje no SUP. A evolução dele foi muito rápida e constante. É um sério candidato a ser campeão mundial em breve.

SUPCLUB – E o Matheus? Tá seguindo o mesmo caminho?

Rodrigo - O foco dele é a pranchinha, mas quando entra de SUP representa forte a família Salazar. Tem um estilo parecido com o do Leco, e se ele quiser focar só no SUP, o Leco vai arrumar um forte adversário!

SUPCLUB – Vou te pedir pra falar um pouco sobre a evolução do Renatinho (Renato Wanderley), que tem se dedicado bastante ao SUP.

Rodrigo – O Renato Wanderley é um exemplo de superação, está aparecendo novamente forte no cenário do surf, sua evolução é e vidente, estou acompanhado diariamente o surf dele, vejo um futuro muito promissor. Suas manobras, a cada dia que passa, ficam mais perfeitas, com uma linha de surf agressiva e para frente. Agora com patrocínios novos ele tem tudo para levantar o caneco.

SUPCLUB - Além dessa galera que eu citei, quem você gosta de ver (e fotografar) surfando de SUP no quebra mar?

Rodrigo - Difícil hein! (risos) O Augusto Martins é fera, estilo e força no surf, Gilson Alecrim, Picuruta Salazar, Guilherme Cunha, entre outros, tá na mira do click, é click!

SUPCLUB – Se alguém quiser ter sua session registrada por você, como deve fazer?

Rodrigo – Pode entrar em Contato pelo telefone 13- 9176-3818, por email: ou pelo site baixadasurf.com.br

Confira abaixo fotos selecionadas por Rodrigo especialmente para o SUPCLUB.com.br:

[gallery link="file"]

Esta entrada foi publicada em Sup Club - Entrevistas ,