Por Bob de Araujo (*)
Seguinte, vou fazer minhas as palavras do amigo Lippo Cavalcanti para descrever o evento que sediamos na praia da Barra da Tijuca neste último final de semana:
O WaterChallenge II “in memory of master Julio Tedesco”, cumpriu seus objetivos e surpreendeu as expectativas. O evento, que aproxima ainda mais o já estreito universo saudável do Kitesurf e do Stand UpPaddle, levou à praia da Barra da Tijuca muita adrenalina e fraternidade. Enquanto os atletas buscavam superar seus limites dentro d’água, na areia o clima era de descontração total. Famílias inteiras na torcida por seus representantes, amigos de longa data reunidos e uma saudade comum. Elementos que marcaram a trajetória do nosso Mestre trouxeram à tona as melhores lembranças de JulioTedesco. Por diversas circunstâncias do destino, pudemos sentir sua presença energética. Mais uma vez, e desta vez sem “carne e sem osso”, Julio foi responsável por evocar um sentimento muito rico de esportividade entre todos os participantes e presentes.
Vale mencionar o fato de o desafio ter a ordem cronológica dos esportes ditado pelas condições naturais.
No primeiro dia, sexta-feira 13, o vento deu as caras e levou pra água baterias preliminares do KiteWave.
No Sábado, os atletas participantes, distribuídos em modalidades de acordo com o tamanho de suas pranchas de Stand Up, desafiaram a natureza e disputaram a modalidade SUP Race, que contornou as Ilhas Tijucas nos seus 4 km de trajeto. Na classe Elite (pranchas 12 pés), o trajeto dobrava num duplo “bate e volta” (total de 8 km de remada). O vento terral dificultou e levou a exaustão até os mais experientes. A presença de vários trialtletas, entre eles o penta-campeão do Ultraman Alexandre Ribeiro, dava o tom desafiador à disputa.
Depois foi a vez do SupWave entrar na água e guardar grandes emoções para o dia seguinte. Com o aumento da intensidade do vento no final de tarde, as pranchas deram lugar às pipas e o Kitewave voltou a entrar em cena com as baterias finais.
No domingo, todas as finais em alto nível e as performances irretocáveis de muitos atletas levaram o WaterChallenge para um novo patamar, tornando-se parada obrigatória àqueles que alimentam-se de desafios e buscam superar seus limites com uma pitada essencial de amizade.
O WaterChallenge II foi patrocinado pela Mini Cooper Caltabiano e idealizado e realizado pela Bintang, que contou ainda com a irmandade formada em suas parcerias.
Co-patrocinador: Kioske K08, Raja-Bra e Red Bull
Apoios: Nixon, Vonzipper, Pousada Rancho do Peixe (Ceará), Surftech, Best, A’lua, JBailey, XCEL e Pousada Vila Kalango (Jericoacoara), Galeria de Arte ALMA DO MAR e Terapyativa, Bar Jota O, SeaShepherd.
Todos os resultados foram divulgados apenas no ultimo dia. Confira:
CAMPEÕES GERAIS - Waterman
Feminino
1. Carol Freitas
Open
1. André Freitas
Master
1. Felipe Gama
KITE WAVE
Feminino
1. Milla Ferreira
2. Carol Freitas
3. Soraya Affonso
Open
1. Filippe Ferreira
2. Milla Ferreira
3. Pedro Henrique
Master
Não houve
SUP WAVE
Feminino
1. KarolKnopf
2. Mainá Thompson
3. Angela Bauer
4. Ana Paula Melo
Open
1. Jaime Rocha
2. Bezinho Otero
3. Tiago Mariano
4. Luciano Meneghello
Master
1. Felipe Gama
2. Américo Pinheiro
3. Renato Phebo
4. Beto Vaz
SUP RACE
Feminino
1. KarolKnopf
2. Carol Freitas
3. Angela Bauer
Open
1. Bezinho Otero
2. André Freitas
3. Nelson Reis
Elite
1. Candinho Neto
2. João Paulo
3. Jaime Rocha
Confira galeria de fotos do Waterchallenge II (por Rick Werneck)
Semana que vem vou comentar o tipo de prova RACE, cujo formato - inédito até então no Brasil – adotou largada com tempo diferenciado, levando em conta o tamanho da prancha na distância a ser percorrida (4km para as categorias FUN RACE e FEMININO e 8km para a categoria ELITE). Houve muita polêmica por conta deste formato e na próxima coluna farei a minha análise.
Mahalo e até semana que vem,
Bob.
(*) Bob de Araujo é representante da Surftech no Brasil e escreve às quintas para o supclub.com.br