Criada no final da década de 50, em Praia Grande, litoral de SP, por uma comunidade de pescadores vindos do Ceará, a Tamanca é uma mistura de prancha e embarcação semelhante à prancha de SUP, só que em formato quadricular, sem quilhas e inspirada nas jangadas cearenses. Ela surgiu da necessidade que esses primeiros colonos nordestinos tinham em vencer a arrebentação de ondas e se locomoverem com maior agilidade em busca do pescado.
Sem qualquer ligação com a cultura do surfe, praticamente inexistente no Brasil naquela época, eles adaptaram a jangada cearence às condições naturais de Praia Grande. A prancha tornou-se menor e a vela foi substituida pelo remo, que por sua vez era inspirado nos remos indígenas, mais compridos e que permitam a remada em pé. Assim nascia a Tamanca, o primo brasileiro do Stand Up Paddle.
Durante o E 1º Encontro Neno Matos de Stand Up Paddle (CLIQUE AQUI), conversamos com Antônio Carlos Monteiro, o "Carlito da Chuleta", legítimo herdeiro da primeira geração dos pescadores que criadores da Tamanca. Carlito está disposto a não deixar morrer essa tradição e se dedica a aperfeiçoar o esporte de remada criado por sua família. Inspirado pelo SUP, ele agora aperfeiçoou a prancha, que antes era feita de madeira e bem maior, usando técnicas de fiberglass e formatos mais hidrodinâmicos.
No vídeo acima você confere a vídeo entrevista exclusiva do SUPCLUB com Carlito contando a história da Tamanca.