Rei e Rainha do Mar 2013


 
Marcelo Lins, vencedor da Master e Marinho Cavaco, vencedor da Elite Profissional. Foto: Angélica Evarista
Rei e Rainha do Mar 2013. Foto: In Press Media Guide
Caio Vaz levou a inédita SUP race 12'6" amador. Rei e Rainha do Mar 2013. Foto: In Press Media Guide
Rei e Rainha do Mar 2013. Foto: In Press Media Guide
  • Marcelo Lins, vencedor da Master e Marinho Cavaco, vencedor da Elite Profissional. Foto: Angélica Evarista
  • Rei e Rainha do Mar 2013. Foto: In Press Media Guide
  • Caio Vaz levou a inédita SUP race 12
  • Rei e Rainha do Mar 2013. Foto: In Press Media Guide

Por

A praia de Copacabana recebeu com um lindo dia todos os atletas que disputaram a última etapa do Circuito Light Rei e Rainha do Mar. De forma bem democrática, o cartão postal do Rio de Janeiro foi palco de provas de natação, corrida na areia, biathlon e stand up paddle. Mais de três mil amantes do esporte confraternizaram numa bela manhã de sol. Os atletas da elite internacional como Aaron Peirsol, Samuel de Bona e Keri-Anne Payne, que irão disputar o Desafio Rei e Rainha do Mar no domingo (15), também apareceram e participaram das provas deste sábado. 

O evento, considerdo o maior festival de esportes na praia do Brasil, recebeu provas de maratona aquática, corrida na areia, biathlon e a última etapa do circuito brasileiro de SUP race. Em jogo, os títulos de campeão brasileiro de SUP race masculino e feminino profissional.

O campeão da prova foi o santista Marinho Cavavo, que soube encaixar muito bem sua remadas em um mar que apresentava condições difíceis, com muita ondulação e vento. Marinho não largou muito bem, mas foi ganhando posições ao longo da prova até se estabelecer na primeira colocação.

A vitória do circuito, no entanto foi para Luiz Carlos Guida, o Animal, conquistou a segunda colocação da prova enquanto Paulo dos Reis, o "Paulão" que brigava com Guida pelo título da temporada, terminou a prova na quarta colocação, resultado que dá ao "Animal" o tricampeonato profissional de SUP race, coroando um ano impressionante, onde conquistou os títulos de campeão brasileiro de SUP sprint e River SUP.

“Essa etapa é mais legal do ano, é a maior, que tem um ótima estrutura. A organização sempre pensa no atleta. Foi demiais. Fechar o ano com essa título foi muito legal. A condição do mar esta dificultando mas mesmo assim consegui um bom resultado", afirma o tricampeão brasileiro de SUP.

Vice campeão brasileiro e quarto colocado na prova, Paulão largou bem, na segunda colocação, mas não conseguiu imprimir o forte ritmo a que estamos acostumados a ve-lô imprimir nas provas de race, caindo muitas vezes da prancha e com isso perdendo importantes posições: "Fiz uma boa largada e estava segundo lugar logo atraz do Vini que estava na liderança da prova e o animal logo atraz, mas o mar esta mega mexido e eu não estava conseguindo encaixar a remada e cai algumas vezes acabei perdendo algumas posições", revelou o vice-campeão profissional de SUP race 2013.

No feminino a baiana Babi Brazil sacramentou a conquista do tricampeonato brasileio vencendo a competição nas areias de Copa. Lena Guimarães Ribeiro ficou com a segunda colocação e o vice-campeonato brasileiro da temporada. Essa conquista tem um gostom especial para Babi, pois 2013 foi sem dúvida o ano mais disputado da história da CBSUP.

Categoria de grande prestígio no circuito, a master, cujo campeão por antecipação era o local de Arraial do Cabo Américo Pinheiro, foi vencida pelo santista Marcelo Lins, que conquistou a quinta colocação geral da prova, mostrando que irá dar muito trabalho aos competidores em 2014.

Outra categoria que chamou bastante atenção, pois valia um título brasileiro, a SUP race 12'6" amador, foi vencida pelo vice-campeão mundial e brasileiro de SUP wave, Caio Vaz. Pela vitória, o carioca conquistou o título brasileiro na categoria Amador.

"O mar está com algumas ondas, foi  emocionante. Estava animado para competir o biatlhon (porva de corrida na areia e natação no mar),por isso escolhi competir a prova de 8km. Achei um distância boa e deixei a prova mais longa (12km) para eles disputarem (risos)", declarou Caio Vaz.

O Rei e Rainha do Mar é uma realização do Instituto FazSport e promoção da Effect Sport, com o patrocínio da Light, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Esporte e Lazer, Petrobras, Ministério do Esporte, AON, Piraquê e Carioca Engenharia. A Rádio oficial é a JB FM. O Metrô Rio é o transporte oficial do evento que conta ainda com o apoio da Gatorade, Prefeitura do Rio, Nutry Slow Cow e parceria institucional da CBSUP e FSUPRJ.  Proteção solar: Australian Gold.  A Swim Channel é a revista oficial do evento e a Mormaii é parceira esportiva. O CIRCUITO LIGHT REI E RAINHA DO MAR apoia o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, Coopcal, Wisa, o Pró Criança Cardíaca e o Projeto Aruanã.

REI E RAINHA DO MAR - RESULTADOS OFICIAS COMPLETOS CLIQUE AQUI.

OPEN MASCULINO (PROFISSIONAL)

1 Marinho cavaco (SP)

2 Luiz Carlos Guida "Animal" (SP) (campeão brasileiro 2013)

3 Vinnicios Martins (RJ)

4 Paulo dos Reis (SP)

5 Marcelo Lins (SP)

6 Arthur Santacreu (SP)

7 Guilherme Batista (SP)

OPEN FEMININO (PROFISSIONAL)

1 Barbara Brazil (BA) (campeã brasileira 2013)

2 Lena Guimarães Ribeiro (RJ) 

3 Daniela Gatti (RJ)

MASTER MASCULINO

1 Marcelo Lins (SP)

2 Américo Pinheiro (RJ) (campeão brasileiro 2013)

3 André Paiva "Dé" (SP)

 

Fonte: In Press Media Guide 

 

Esta entrada foi publicada em Sup Club - race , sup, stand up paddle, sup race, rei e rainha do mar, cbsup