SUP vídeo e perfil: Renato Spiritus


 

Remando forte em sua primeira prova. Foto: Wagner Morishita

Por redação SUPCLUB.com.br

Vencedor da última edição da Festival Brasileiro de Remada, Renato Spiritus, chamou a atenção de todos pelo fato de ser um estreante em provas de race. Renato venceu de forma convincente a prova que mesmo sendo disputada em um percurso bem mais curto do que as provas de race convencionais (3Km contra 8Km normalmente adotado em provas de race) apresentava condições adversas por conta do forte vento e ondulações.

Filho de locais de Ilhabela, Renato nasceu na capital paulista, mas com três dias de idade já estava de volta à paradisíaca ilha do litoral norte do estado, onde vive até os dias de hoje. Filho de mergulhador, desde a infância tem uma forte relação com o mar: “acompanhava meu pai na captura de peixinhos desde os dois anos de idade, para o aquário municipal, no qual meu pai era o fundador e responsável.”, conta.

A cultura caiçara também teve uma forte influência em sua vida. Entre seus brinquedos preferidos, a famosa canoa caiçara, que era usada constantemente na companhia de seu irmão em aventuras pelo riozinho da Barra Velha. Com o tempo, novos “brinquedos” passaram a fazer parte de sua lista, entre eles o windsurf e o surf, esporte que é sua grande paixão e que o levou a fazer uma série de viagens em busca de ondas, entre elas, Renato destaca os três meses em que passou embarcado em busca de ondas de sonho no arquipélago de Mentawai, na Indonésia. Viagem que conseguiu planejar graças aos dois anos que passou ralando (mas também surfando muito!) na Austrália.

Entre remadores experientes, o primeiro pódio. Foto: SupClub

De volta ao Brasil, por influência de seu amigo e também local de Ilhabela, Guilly Brandão, começou a praticar kitesurf tornando-se professor da modalidade. Nesse tempo se formou em Biologia, mas a vontade de viajar falou mais alto e a convite de um amigo, passou a trabalhar trazendo embarcações como Catamarans, de um lado do atlântico para outro. Após essa experiência, casou e arrumou emprego em uma embarcação ancorada em Ilhabela, onde está até hoje, reforçando orçamento atuando como distribuidor independente da empresa norte-americana, MonaVie, que trabalha com bebidas naturais a base de Açaí.

Seu contato com o SUP, por incrível que pareça, é super recente: “comecei a praticar a menos de dois meses! Conheci o SUP no Desafio Water Man, em Maresias (clique aqui) e desde então tenho praticado direto”, revela.

Marcelo Dias, proprietário do SUP Ilhabela e fomentador do SUP na região, logo percebeu o potencial de Renato e passou a treiná-lo. O primeiro “estrago” já foi feito em Santos, e a julgar pelo potencial e vontade de Renato, novos “estragos” já estão a caminho!

Confira abaixo a vídeo entrevista com Renato Spiritus

 

 

Esta entrada foi publicada em Sup Club - Perfil ,