SUP Entrevista: Jose Gomez Jarita


 

Foto: Gino Bello

O peruano Jose Gomez "Jarita" é hoje o maior embaixador do SUP Peruano. Grande entusiasta, batalha há muitos anos pela evolução do esporte em seu país. Mas seu envolvimento com o SUP vai além. Jarita é um atleta dedicado e extremamente focado, que busca evoluir constantemente. Já viajou 14 vezes ao Brasil para ver de perto a evolução do esporte por aqui e correr alguns campeonatos. Entre suas conquistas mais recentes estão um sexto lugar na SUP Race Rei de Buzios, segundo lugar no Campeonato de SUP Surf de Itamambuca e quarto lugar no Campeonato Brasileiro de SUP Surf em Ibiraquera.

Atualmente Jarita batalha em duas frentes: o crescimento do SUP em seu país e correr todas as etapas do Mundial de SUP Surf da Waterman League, feito para qual Jarita busca um patrocínio. Big Rider respeitado (já venceu inclusive o Billabong Motorola em Pico Alto), Jarita também é conhecido por conseguir surfar com qualquer tipo de prancha e já surfou Pico Alto usando um Cabalito de Totora. Se conseguir apoio para correr o mundial em 2012, certamente trará bons resultado para a América do Sul. Conheça mais sobre esse atleta que é exemplo de dedicação e amor ao esporte lendo a entrevista abaixo.

SUP ENTREVISTA: JOSÉ GOMEZ JARITA

SUPCLUB - Como está a cena do SUP no Peru hoje? Há muitas pessoas fazendo?

Jarita - Bem, muita gente está se interessando e praticando. A idéia é continuar crescendo e também contamos com a FENTA (Fedaração de Surf Peruano) que recentemente adicionou o SUP em seu quadro de modalidades de surf e está ajudando a divulgar esse esporte para que todos saibam como o SUP é bom e bonito.

 

Prainha, RJ. Foto: Andre Ruas

SUPCLUB - Por falar nisso, fale um pouco sobre a inclusão de SUP na FENTA e seu primeiro título de campeãoperuano SUP Surf?

Jarita - Eu tinha fé de que isso aconteceria e já havia falado com muita gente da ISA (International Surfing Association) sobre isso, pois acredito que em um futuro não muito distante o SUP pode ser considerado um esporte olímpico. Então, sabia que mais cedo ou mais tarde, a FENTA incluiria o SUP e segui treinando. Passaram quatro anos e oito meses até que isso se concretizou e os primeiros campeonatos nacionais passaram  a acontecer. E a confirmação de que o Peru sediará o primeiro campeonato mundial de SUP Surf da ISA (saiba mais clicando AQUI) foi uma notícia incrível, que motiva a continuar trabalhando nesse sentido. Agora minha missão é incluir o SUP nas aulas de surf ministradas pelo IPD (Instituto Peruano del Deporte) para contar com muito mais talentos e representantes nessa modalidade que segue crescendo.

SUPCLUB - No Peru, quais são seus lugares favoritos para a prática do SUP?

Jarita - Onde moro, em Punta Hermosa, gosto de La Isla, Punta Rocas e Kontiki. Em Lima, La Herradura, que tem altas ondas e no norte do Peru, Pacasmayo e Lobitos. Somos abençoados com a qualidade e quantidade de ondas ao longo de toda costa, de norte a sul. Há muitas ondas para serem exploradas e as dimensões do SUP permitem a você explorar picos de difícil acesso. Estou ansioso para descobrir novos picos que apenas com SUP podem ser descobertos!

SUPCLUB - Como está a convivência no lineup? Existe rivalidade com os surfistas de pranchinha?

Jarita -  Não posso afirmar isso porque no momento ainda somos poucos praticando SUP, então por enquanto está tudo "OK". No Peru há muitos picos, então normalmente evitamos problemas... ainda que às vezes eu os busque! (risos) Porque se só tem onda boa em um pico, dane-se, vou surfar com meu SUP lá com certeza.

Surfando Pico Alto com um Cabalito de Totora. Foto: Piero Marotta PHC

SUPCLUB - Como foi seu primeiro contato com o SUP?

Jarita - Foi na Flórida, por intermédio de um amigo que me emprestou para remar em um lago e foi um experiência incrível, que mudou minha vida e a partir de então mergulhei de cabeça nesse feeling. Sempre quis ser campeão mundial de surf, e com o SUP sinto que estou mais perto de alcançar minha meta a passos agigantados e não quero deixar passar essa oportunidade. Só preciso de apoio de empresas e do IPD.

SUPCLUB - Poderia fazer um balanço de sua temporada no Brasil? O que chamou sua atenção em relação ao SUP?

Jarita - Eu viajei para o Brasil 14 vezes e  morei no Recreio dos Bandeirantes (RJ) por mais de um ano. Os brasileiros tem um surf bonito e uma cena de SUP espetacular. Foi aqui que melhorei minha técnica e nível nesse esporte que é lindo. Admiro e respeito Luis Saraiva e Leco Salazar que conheci em Ibiraquera. Aprendi muito com eles. Só posso dizer obrigado. Fui muito bem tratado e espero ver toda essa galera no Peru.

SUPCLUB - Você irá participar no Mundial de SUP Surf da Waterman League em Maresias?

Jarita - Eu realmente gostaria, é um dos meus sonhos não tenho certeza se precisarei correr o trials. No momento estou verificando se posso entrar direto no evento principal como atleta representante do Peru. Estou em conversa com a Federação Peruana e com a o IPD para viabilizar isso.

Repondo as energias com um açaí em Ubatuba. Foto: Gino Bello

SUPCLUB - E você tem planos de correr o tour da Waterman League em 2012?

Jarita - Se Deus quiser eu consigo um patrocínio que viabilize isso, pois com certeza gostaria muito de correr todas as etapas.

SUPCLUB - O que podemos esperar do mundial de SUP que a ISA prepara para fevereiro no Peru? Quais são suas expectativas?

Jarita - O melhor, porque o Peru é um país que está melhorando muito em tudo e tenho certeza que será um evento muito bom. Minhas expectativas são positivas e isso é algo que vai ficar na história. Esperemos que o SUP chegue às Olimpíadas porque é um esporte que pode ser realizada no mar, mas em rios, lagos, e até mesmo em piscinas. Todos têm esse pensamento, oxalá que se transforme em realidade!

SUPCLUB - Quer deixar alguma mensagem?

Jarita - Obrigado pela entrevista! Quero agradecer a Olas Internacional , Boz, a meus amigos de Punta Rocas por seu apoio incondicional, muito obrigado! Kuan Veng Clinica Dental, a Fernando Briseño, gorilon, Roberto Meza, aos Surfista de Cristo do Peru, Standuplatino, Olasperu. Uma saudação especial para meus dois grandes Sebastian e Rafael Gomez, e se eu esqueci alguém desculpe! Obrigado Brasil, nos vemos em  Maresias se Deus quiser!

Esta entrada foi publicada em Sup Club - Entrevistas ,