Entrevista Leonardo Vitorino: SUP e futebol no Oriente Médio


 

Leonardo Vitorino rema em Doha, no Qatar. Foto: arquivo pessoal

Aos 38 anos de idade, o brasileiro Leonardo Vitorino tem uma vasta experiência internacional trabalhando há muitos anos em diversos times e categorias de futebol.

Mas, a minha chegada a esse país se deu há cinco temporadas, quando fui contratado pelo Al Gharafa, um dos clubes mais tradicionais do Qatar, ele já está há cinco temporadas vivendo neste rico país do Oriente Médio, onde atualmente atua no Al Jaish, do Qatar, fazendo a coordenação dos times de base.

A busca or uma atividade a céu aberto, de preferência no mar, o levou a conhecer o stand up paddle, que rapidamente se tornou sua principal atividade de lazer e esporte quando não está trabalhando. Na entrevista a seguir ele conta um pouco de sua história e de como o stand up paddle está se tornando popular neste país.

O mar do Qatar quase sempre está liso. Foto: arquivo pessoal

SUPCLUB: Conte um pouco sobre a sua história no futebol e como chegou ao Qatar.

Leonardo: Tenho 38 anos e possuo uma vasta experiência internacional. Já trabalhei em seleções de base e clubes, como: Botafogo FR (RJ), América FC (RJ), Estados Unidos, Austrália e Trindade e Tobago, além de já ter trabalhado em equipes profissionais: Macaé Esporte (RJ), Estrela do Norte (ES), Rio Branco (ES) e Santos FC (Angola). Hoje, trabalho no Al Jaish, do Qatar, fazendo a coordenação dos times de base. Mas, a minha chegada a esse país se deu há cinco temporadas, quando fui contratado pelo Al Gharafa, um dos clubes mais tradicionais do Qatar. E nesta equipe, pude ajudar na conquista de vários títulos, premiações da federação local como o melhor trabalho de base e revelação de jogadores.

SUPCLUB: Como você teve contato com o SUP? Você já remava antes de morar no Qatar?

Leonardo: Depois de alguns anos morando no Qatar e sempre nadando no mar, que é talvez um dos mais calmos que já vi, comecei a ver que poderia praticar algum esporte que me desse à chance de condicionar e poder desvendar alguns lugares pelo mar. Foi buscando informações sobre o Stand Up aqui no Qatar e pude conhecer outro brasileiro, chamado Anderson, que me apresentou ao esporte e pudemos começar a remar pelos mares locais.

SUPCLUB: Quais são os maiores benefícios que o SUP traz para você?

Leonardo: Primeiramente, está me ajudando a diminuir meu percentual de gordura corporal, além de melhorar o sistema cardiorrespiratório e melhorar a postura. Em segundo plano vem trazendo uma sensação de bem estar maravilhosa, pois além de estar praticando uma atividade física estou podendo conhecer lugares aqui no País que são de difícil acesso de carro ou de barco.

Leonardo Vitorino rema no Golfo de Doha. Foto: arquivo pessoal

SUPCLUB: Existe muita gente remando de SUP no Qatar?

Leonardo: O número de praticantes cada dia aumenta mais. No início víamos de cinco a dez pessoas praticando o esporte. Hoje, acredito que são mais de 50 pessoas só praticando em um lugar chamado “The Pearl”. A tendência é que esse número dobe a cada ano.

SUPCLUB: Quais são seus lugares preferidos para remar no Qatar?

Leonardo: Existem três lugares que são muito bonitos para se remar: The Pearl, Zekreet e no último fim de semana descobri um lugar muito lindo, chamado de Al Thakira.

 

 

Esta entrada foi publicada em Sup Club - Entrevistas ,