Por Redação SUPCLUB.com.br
Encerrada ontem em Dana Point, Califórnia, EUA, com participação recorde de 847 atletas inscritos, a "BOP", Battle of The Paddle, reafirma a força do Stand Up Paddle com esporte em franca ascenção. O jovem havaiano de apenas 17 anos Connor Baxter foi o vencedor da Elite Race, categoria principal, conforme reportado domingo pelo SUPCLUB (clique aqui) e embora a Elite Race tenha sido considerada a principal prova do evento, outras provas como a Open Race tiveram um grande número de inscritos. Dentro desse universo e a participação de atletas dos mais variados cantos do globo, é impossível não comentar a participação brasileira na prova.
A Elite Race teve tamanha procura que os organizadores optaram por realizar duas provas classificatórias com percursos reduzidos onde os 30 melhores colocados se classificariam para a prova principal. Nesta prova, apenas os brazucas Alessandro Matero e Helga Goebel, brasileira que reside atualmente na Flórida, se classificaram para a prova principal (vencida por Baxter). Matero teve uma boa largada, porém foi atingido por outra prancha na primeira boia, perdendo o equilíbrio e algumas posições e novamente atingido na segunda boia, caindo da prancha e inviabilizando qualquer possibilidade de um resultado expressivo, encerrando a prova em 72º. Helga, que fez uma ótima prova eliminatória, também não teve sorte em encerrou sua participação na 70ª posição. Mo Freitas, que é havaiano mas filho de brasileiros, também se classificou para a prova final encerrando com a 43ª colocação.
Mas apesar de um início não muito promissor, logo na segunda prova, a Open Race, com participação de 320 inscritos, veio a reação brasileira. A vicentina Moncia Pasco, logo em sua estreia em provas internacionais, conquistou a segunda colocação na categoria 12' 6" 30-39 anos, Alessandro Matero, terceiro colocado na categoria 12' 6" 30-39 anos, Alexandre Levorin sexto colocado na categoria 12' 6" 40-49 anos e o carioca Bob Araujo encerrou a participação brasileira com a quarta colocação na categoria 14' 30-39 anos.
No domingo, dia das provas de longa distancia, Monica Pasco vence na categoria 12' 6" 30-39 anos e leva o Brasil para o lugar mais alto do pódio. Na mesma categoria, Alessandro Matero conquistou a quarta colocação e Livio Menelau, pernambucano residente em Maui, Hawaii, a décima. Nas categoria 14', Bob Araujo conquistou a 13ª colocação e Alexandre Levorin em 15º. Outra vitória "indireta" para o Brasil vei de Mo Freitas ao conquistar o primeiro lugar na categoria 12' 6" 13-14 anos .
Boas colocações e muita raça por parte dos competidores brasileiros, que em alguns casos bancaram todas as despesas do próprio bolso para conseguir participar da prova. O Stand Up Paddle ainda está em fase embrionaria no Brasil. Estamos em nosso primeiro ano de circuito nacional e as provas regionais de race começam a se profissionalizar oferecendo premiações em dinheiro e equipamentos de qualidade. Precisamos prosseguir com essa evolução.
Confira as fotos dos dois dias do Battle of the Paddle tiradas por Mila Bulus (Surftech Brasil):